segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Contação do Lá Vem História Seguida de Oficina na “Biblioteca Pública Desembargador Edgar Pedreira” 2012.


Contação do Lá Vem História Seguida de Oficina na
 “Biblioteca Pública Desembargador Edgar Pedreira”
 2012.





Foi realizada  uma Oficina Literária na Biblioteca Municipal com os alunos do Núcleo Municipal Alírio Luiz de Almeida e alunos do Núcleo Professora Tereza Lemos Preto. A  professora Francieli contou a história  Guilherme Augusto Araujo Fernandes de: (Mem Fox)



História:
Sinopse:
É a história de um menino que morava perto de um asilo que costumava visitar, onde cria laços de amizade com um grupo de velhinhos.
Lá havia uma senhora, Dona Antônia..., com quem se identificou por ter o nome comprido como o dele. Os pais de Guilherme lhe disseram que ela havia perdido a memória. Guilherme começa então, a perguntar aos amigos do asilo, o significado de memória. É quando resolve procurar memórias para a velha senhora, juntando numa cesta objetos que eram significativos para ele.
Guilherme vai visitar D. Antônia, levando suas memórias.
A partir deste momento, ela revive lembranças a cada objeto retirado da caixa, recuperando a memória perdida.




Objetivo: Trabalhar o conceito de memória.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá perguntar para os alunos o que entendem por memória. Levantar no grupo as respostas apresentadas. Explorar jogos ou brincadeiras que reforcem a idéia de memória.

Desenvolvimento:
Propor desafios oralmente para memorizar uma ordem. Cada aluno, na sua vez, acrescenta uma e o seguinte tenta repetir.
Exemplo: “ Ele foi à feira comprar maçã...
Ele foi à feira comprar maçã, banana . . . “
Confeccionar um jogo da  memória, ( multiplicação)


                                         fonte: (prodrikah.blogspot.com educador.brasilescola.com)

Material utilizado:
Tesoura
Tintas diversas
Lápis de cor
Pincéis
Folhas de papel sul fite
Cola
E.V.A
Cartoplecs
 pratinhos de papel



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

E as histórias continuam...Contação de História nas escolas do interior de Curitibanos...

E as histórias continuam...Dessa vez foram as Escolas do interior  do nosso Município que puderam participar e se envolver com o encantamento que as histórias proporcionam...
Obrigada a todas as Escolas por nos receberem tão bem, obrigada Senhor Cide por nos ter conduzido por estas estradas a fora e obrigada Sandra por estar sendo uma ótima Coordenadora das Escolas do Campo...E as histórias não param, logo logo estaremos no interior novamente...Um beijinho a todos...
...Lá Vem História...
 







 

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Curso "A arte de contar histórias", Casa Do Contador de Histórias - Curitiba/PR

As contadoras do Lá Vem História, estiveram em Curitiba - PR, nos dias 28 e 29 de Julho participando de um curso na Casa Do Contador de História, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos na área.
O Curso foi ministrado pelos voluntários da casa, tendo como padrinho Eloi Zanetti , veja abaixo um pouco da sua biografia:



  • Co-criador da Escola de Criatividade.
  • Foi diretor de comunicação do Bamerindus (1979 a 1989).
  • Criador das campanhas O Tempo Passa o Tempo Voa…, Gente que Faz, o Banco da Nossa Terra, entre outras. Na ocasião inovou também a comunicação interna do Banco. Premiado dezenas de vezes.
  • Foi diretor de marketing de O Boticário (1989 a 2000).
  • Idealizador da linha de comunicação da empresa. Pioneira no marketing de relacionamento no Brasil. Primeira empresa aimplantar ouvidoria e uma das primeiras em CRMs. Criador do conceito e da implantação da Fundação Boticário de Proteção a Natureza. Estabeleceu os padrões de comunicação da empresa, levando-a a ocupar uma das mais cobiçadas posições de marca no país.
  • Colunista, com artigos publicados sobre comunicação, marketing e comportamento em diversas revistas e jornais do Brasil. Seus artigos são utilizados por centenas de professores de marketing e comunicação em todo o Brasil, entre outras atividades (http://www.eloizanetti.com.br/blog/sobre/)
Foi um curso muito interesante que nos levou a pensar a nossa prática enquanto contadoras de história...Parabéns a todos...