Sabemos que a prática de visitar Bibliotecas e narrar oralmente histórias e causos vem perdendo o seu valor na sociedade, pois vários aparatos tecnológicos eletrônicos substituem os encontros de pessoas para ouvir e contar histórias.
Para o ano de 2012 a Secretaria Municipal de Educação lançou o Projeto Piloto de Contação seguida de Oficina Literária na Biblioteca Municipal Desembargador Edgar Pedreira, com as Contadoras: Francieli da Silva e Samantha B.P da Cruz. Com o intuito de mobilizar a Biblioteca, as Escolas, Os Centros de Educação Infantil e a sociedade no geral.
[…] Contar histórias sempre foi a arte de contá-las de novo, e ela se perde quando as histórias não são mais conservadas. Ela se perde porque ninguém mais fia ou tece enquanto ouve a história. Quanto mais o ouvinte se esquece de si mesmo, mais profundamente se grava nele o que é ouvido.
(In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994).
O Lá Vem História realizará Contação seguida de Oficina Literária, na Biblioteca Municipal uma vez por semana (quinta-feira), atendendo os alunos da Rede Municipal de Ensino, sendo que neste primeiro momento contemplaremos a Educação Infantil e as Séries Iniciais de 1° ao 5° ano.
Somente participará a turma cujo professor regente tenha encaminhado a ficha de inscrição antecipadamente, sendo que a data já deverá estar confirmada com as contadoras.
Após o agendamento, no dia marcado, as contadoras receberão os alunos em frente à Biblioteca, será feita uma apresentação do espaço, da equipe coordenadora e dos combinados que nele existem, iremos dispor as crianças em “meia lua” para a hora da história. Ao término da contação daremos início a nossa Oficina, que visa oportunizar a realização de uma produção expressiva, além de desenvolver o gosto pela leitura, despertando a criatividade e a curiosidade pela literatura desde pequenos, ajudando na formação de novos e assíduos leitores.
Um dos principais papéis da Biblioteca é desenvolver projetos e atividades integradas, devendo ser o centro estimulador do processo de leitura e escrita, de atividades de discussões em grupo, pesquisas escolares, de poesias, contação de história, exposições e leitura em geral. Devendo incentivar a prática da habilidade da leitura, não somente voltada para as crianças, mas também para os adolescentes e adultos que fazem parte do contexto escolar.
Construção de um camaleão da História Bom Dia Todas as Cores (Ruth Rocha)
Professora Contador Francielli da Silva
Professora Contadora Samantha Buchner