sábado, 31 de março de 2012

Projeto Piloto de Contação Seguida de Oficina na Biblioteca Municipal Desembargador Edgar Pedreira de Curitibanos-SC

     Sabemos que a prática de visitar Bibliotecas e narrar oralmente histórias e causos vem perdendo o seu valor na sociedade, pois vários aparatos tecnológicos eletrônicos substituem os encontros de pessoas para ouvir e contar histórias.
     Para o ano de 2012 a Secretaria Municipal de Educação lançou o Projeto Piloto de Contação seguida de Oficina Literária na Biblioteca Municipal Desembargador Edgar Pedreira, com as Contadoras: Francieli da Silva e Samantha B.P da Cruz. Com o intuito de mobilizar a Biblioteca, as Escolas, Os Centros de Educação Infantil e a sociedade no geral.
                                                                                      
      […] Contar histórias sempre foi a arte de contá-las de novo, e  ela se perde quando as histórias não são mais conservadas. Ela se perde porque ninguém mais fia ou tece enquanto ouve a história. Quanto mais o ouvinte se esquece  de si mesmo, mais profundamente se grava nele o que é ouvido.
                   (In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo:  Brasiliense, 1994).


       O Lá Vem História realizará Contação seguida de Oficina Literária, na Biblioteca Municipal uma vez por semana (quinta-feira), atendendo os alunos da Rede Municipal de Ensino, sendo que neste primeiro momento contemplaremos a Educação Infantil e as Séries Iniciais de 1° ao 5° ano.
     Somente participará a turma cujo professor regente tenha encaminhado a ficha de inscrição antecipadamente, sendo que a data já deverá estar confirmada com as contadoras.
     Após o agendamento, no dia marcado, as contadoras receberão os alunos em frente à Biblioteca, será feita uma apresentação do espaço, da equipe coordenadora e dos combinados que nele existem, iremos dispor as crianças em “meia lua” para a hora da história. Ao término da contação daremos início a nossa Oficina, que visa oportunizar a realização de uma produção expressiva, além de desenvolver o gosto pela leitura, despertando a criatividade e a curiosidade pela literatura desde pequenos, ajudando na formação de novos e assíduos leitores.
    Um dos principais papéis da Biblioteca é desenvolver projetos e atividades integradas, devendo ser o centro estimulador do processo de leitura e escrita, de atividades de discussões em grupo, pesquisas escolares, de poesias, contação de história, exposições e leitura em geral. Devendo incentivar a prática da habilidade da leitura, não somente voltada para as crianças, mas também para os adolescentes e adultos que fazem parte do contexto escolar.




Construção de um camaleão da História Bom Dia Todas as Cores (Ruth Rocha)













Professora Contador Francielli da Silva










Professora Contadora Samantha Buchner




Nenhum comentário:

Postar um comentário