quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

III Seminário Regional de Educação Inclusiva: Direito à diversidade

Foi realizado nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de Novembro o III Seminário Regional de Educação Inclusiva, do Município de Curitibanos - SC
 Neste seminário o Lá Vem História se fez presente no dia 19, 21 e 23.
No dia 19 fizemos a abertura do evento, contando história com a aluna do 8°ano Suelen Oliveira dos Santos, do Núcleo Municipal Getúlio Vargas.
Suelen é deficiente visual e seu maior sonho é ser uma contadora de história; Para que pudéssemos contar uma história juntas, tivemos que realizar um grande trabalho em grupo, o qual envolveu a Professora do A.E.E Viviane Buzinski, as Contadoras Samantha Reinaldi, Francieli da Silva e o Professor de natação André Matheus Ribeiro.
 Primeiro as contadoras fizeram juntamente com a aluna a escolha da história, que foi: O Patinho feio, ela foi reescrita e a partir daí começaram os ensaios.
  Havia um momento na história em que a aluna precisava fazer o movimento de nadar e como percebemos que ela não conseguia realizá-lo, perguntamos:
- Suelen, alguma vez você foi até um lago, rio ou piscina?
Ela respondeu:
- Não!
- Você sabe o que é nadar?
- Não!
Neste instante nós nos calamos, enchemos os olhos de lágrimas e decidimos que antes de continuar este trabalho, tínhamos que levá-la nadar.
E assim aconteceu, nós a levamos até um clube de nossa cidade, onde fomos prontamente atendidas pelo Professor de natação André, que lhe proporcionou momentos inesquecíveis e ensinou a mesma a fazer os movimentos da natação.



Após esta aula nós recomeçamos os ensaios e no dia 19 de novembro fizemos a nossa 1° Contação com uma aluna Deficiente Visual, foi mágico e emocionante, a platéia não esperava a surpresa pois a mesma saiu de dentro de um ovo que estava no auditório, surpreendendo todos.

Esta história nos ensinou muitas coisas, temos certeza que Deus estava do nosso lado auxiliando e sussurrando: - Vai lá vocês conseguem!


Suelen durante a história

 E nós conseguimos SIM e aprendemos muito com esse desafio...

 E mais uma vez a história consegue unir pessoas e tocar corações.

História do Grufalo com a fonoaudióloga do nosso Município, dia 23.

Equipe da Secretaria Municipal de
Educação
Obrigada a todos que nos ajudaram e auxiliaram para que este sonho se tornasse realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário